Voltar

Vasectomia: saiba como o procedimento é seguro

A vasectomia ainda é um procedimento que gera muitas dúvidas e insegurança, embora a sua procura esteja aumentando. Isso deve, principalmente, ao fato de o homem ter dúvidas sobre a sua disposição sexual após o procedimento e se realmente é reversível.

Entenda abaixo como a vasectomia é um procedimento seguro e confiável.

A vasectomia é um procedimento cirúrgico realizado em homens como método contraceptivo definitivo. A função desse método é interromper a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos até o pênis, impedindo a gravidez.

Durante a cirurgia, os canais (ductos) deferentes, que são os tubos responsáveis por transportar os espermatozoides dos testículos até a uretra, são cortados e ligados, comprometendo a passagem dos espermatozoides durante a ejaculação. Geralmente é realizada em ambiente cirúrgico, porém com alta hospitalar no mesmo dia. O procedimento é realizado sob anestesia local, e dura cerca de 30 minutos.

“A vasectomia é um procedimento simples, seguro e eficaz. A recuperação é geralmente rápida e pouco dolorida. Recomendamos repouso nos primeiros dias, com aplicação de gelo no saco escrotal para reduzir o desconforto, além de analgésicos para aliviar possíveis dores, além de não levar objetos pesados e nem praticar atividade física, até a liberação médica”, comenta o Dr. Daniel Makoto Tsuchie, médico urologista do Hospital Dom Alvarenga.

Como fica a vida sexual após o procedimento?

Essa pergunta faz parte de um dos grandes mitos sobre a vasectomia, como se ela provocasse distúrbios de ereção, trazendo dificuldades em manter uma vida sexual plena e saudável. Pelo contrário, a vasectomia não interfere na produção hormonal masculina nem no seu desempenho sexual. Ela não afeta a ereção, a sensação de orgasmo ou a quantidade de sêmen produzido durante a ejaculação, pois os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção do pênis não estão envolvidos na cirurgia de vasectomia. O único diferencial é a ausência de espermatozoides no líquido seminal.

A cirurgia de vasectomia pode ser reversível, mas é um procedimento mais complexo e que não garante 100% a reversão. Por isso, ao tomar essa decisão, deve-se ter em mente que é um método definitivo.

Aqui no Hospital Dom Alvarenga, temos atendimento completo em urologia, e você pode contar com a nossa equipe no cuidado contínuo da sua saúde.

Ficou interessado em saber mais informações e tirar outras dúvidas? Então agende sua consulta online.

Fonte: Dr. Daniel Makoto Tsuchie, CRM 101285/RQE 33701, urologista do Hospital Dom Alvarenga.

Publicado em: 17 de junho de 2024

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais